Como escrever e-mails aos quais seus clientes podem se relacionar

Ser relacionável é um grande negócio para as empresas hoje. No mundo digital 

Mas criar conexões com seus clientes não é apenas a coisa certa a fazer - a relacionabilidade anda de mãos dadas com a construção de um negócio melhor.

Alimento para o pensamento: as empresas que enfatizam a autenticidade em seu marketing obtêm vendas mais altas e clientes de longo prazo .

E a autenticidade é especialmente importante para os clientes mais jovens (pense: geração do milênio e geração Z ) quando se trata de lealdade à marca.

O e-mail é sem dúvida um dos melhores canais para se envolver com os clientes e se relacionar com eles.

Pense nisso. Você pode conversar com os clientes individualmente. Raramente existe algum outro canal de marketing em que alguém lhe dê total atenção.

Não tem certeza se seus e-mails são relacionáveis ​​e atraentes para os clientes? É exatamente por isso que reunimos este guia.

10 maneiras de tornar seus e-mails de marketing mais confiáveis
Abaixo estão dez estratégias orientadas a dados para tornar seus e-mails mais significativos e personalizáveis ​​para os clientes.

Observe que não há uma “bala de prata” aqui : uma combinação dessas dicas e táticas é sua melhor aposta para tornar suas mensagens mais relacionáveis.

1. Consulte seus clientes diretamente
As linhas de assunto são um ponto sólido para começar, pois servem como uma espécie de "barreira à entrada" para envolver os leitores.

Afinal, você não pode se conectar aos clientes sem que eles leiam suas mensagens.

Indiscutivelmente, uma das melhores maneiras de incentivar aberturas e cliques é consultando seus clientes diretamente. Ou seja, use seus nomes nas linhas de assunto ou na linha de abertura da sua cópia de e-mail.

De acordo com uma pesquisa da HubSpot , as linhas de assunto que contêm nomes costumam ter taxas de cliques mais altas do que as manchetes que não.

Além de preencher o nome de seus clientes, também lembre-se de consultá-los diretamente pelo uso frequente de "você" e "seu". Fazer isso instantaneamente faz com que sua mensagem seja mais conversacional e menos abafada.



Aqui estão alguns exemplos das melhores linhas de assunto de email do DigitalMarketer que usam "você" (observe que alguns exemplos fornecem um duplo golpe do "nome de você e do destinatário"

"[NAME], você faz parte dos 41%?"
"Não vejo seu nome na minha lista, [NAME]"
“Não diga que eu não avisei você 😬 ”
Veja como isso funciona? O idioma que você usa em seus e-mails é importante, mas enfatize especialmente os nomes de seus clientes e "você" sempre que possível.

2. Envie suas mensagens de uma pessoa, não de uma empresa
Este é um truque simples, mas eficaz.

Apresente suas mensagens como sendo enviadas em nome de um funcionário, em vez da própria conta da empresa.



Isso não é algo que você tem a ver com todos os emails de marketing, mas é uma ótima maneira de atrair a atenção dos leitores e tornar suas mensagens mais pessoais.

Por exemplo, ver "John" ou "Mary" em [YOURCOMPANY.com] é uma mudança bem-vinda de ritmo, apenas do nome da sua empresa. Ver um novo nome despertará a curiosidade de seus leitores, especialmente se você enviar mensagens com frequência.

Isso não apenas destaca o lado humano do seu negócio, mas também permite que a personalidade de seus funcionários brilhe.

Abaixo está um exemplo impressionante de um email centrado em funcionário enviado pelo Candid, apresentado como se fosse criado por um funcionário real, e não por uma conta pessoal. Observe o uso frequente de "você" também!



Outra etapa extra para inserir um pouco de personalidade em suas mensagens é apresentando a você ou seus funcionários em sua assinatura de email.

Por exemplo, o HubSpot possui um gerador gratuito de assinatura de e-mail que permite mostrar uma foto na cabeça e contas de mídia social. Marcado em um e-mail, isso definitivamente faz com que sua mensagem pareça ter sido enviada por uma pessoa.



Você também pode usar ferramentas semelhantes, como o WiseStamp , fornecendo uma assinatura um pouco mais compacta.



Independentemente disso, não perca oportunidades de injetar um toque pessoal em suas mensagens de marketing.

3. Imagens em destaque de seus clientes satisfeitos
Conteúdo gerado pelo usuário (UGC), como fotos e críticas de clientes, são algumas das melhores peças de marketing que você pode solicitar.

E ambos são impressionantes em promover o engajamento. De fato, o conteúdo gerado pelo usuário gera um aumento impressionante de 73% nas taxas de cliques de e-mail.

O UGC torna seus negócios mais relacionáveis, mostrando seus clientes satisfeitos. Ao destacar seus produtos nas configurações do mundo real, seus destinatários também podem visualizar seus produtos em suas mãos.

Em suma, a UGC serve como prova de que você é uma empresa humana real, que se importa com os clientes o suficiente para mostrá-los.

Abaixo está um ótimo exemplo da Adidas. Apresentando fotos de clientes e breves depoimentos, as mensagens aqui são eficazes e autênticas. Seus clientes são indiscutivelmente seus melhores outdoors e e-mail é um lugar fantástico para destacar seus sucessos.



Em termos de origem do conteúdo gerado pelo usuário, considere fontes como mídias sociais ou eventos presenciais. Se alguém escreveu um depoimento ou gritou sua marca, pense em como você pode tecer esses momentos e histórias em todo o seu marketing.

Tudo o que você pode fazer para colocar uma pessoa real em seus e-mails é uma vantagem. Seja um cliente, funcionário ou até você mesmo, pense em maneiras de colocar esse toque humano em suas mensagens.

Nota lateral: certifique-se de obter permissão e adquirir os direitos de quaisquer imagens de clientes usadas em seu marketing!

4. Conte uma história
Pode ser um clichê, mas todo mundo adora uma boa história.

A beleza do e-mail é que é o principal canal para criar uma narrativa para se relacionar com seus leitores.

Contar histórias por meio do marketing é a raiva certa e mais uma vez leva à importância da autenticidade. Algumas idéias de narrativa que funcionam para praticamente qualquer empresa ou setor incluem:

Histórias de sucesso de clientes ou empresas
Marcos inspiradores ou importantes da empresa
Uma mensagem sincera de seus clientes ou CEO
Você também não precisa ser um contador de histórias ou redator para transmitir uma narrativa ao seu público. Abaixo está um exemplo impressionante e direto da Charity Water.



Os e-mails de contação de histórias não precisam necessariamente ser a pedra angular de suas campanhas de marketing, mas são definitivamente um caminho para tornar seu marketing mais relacionável.

5. Centralize suas mensagens em torno de um problema ou ponto problemático
Não importa quem são seus clientes, todos temos nossas lutas.

Apelar aos maiores desafios de seus clientes imediatamente faz com que sua marca pareça empática e compreensiva. Abaixo está um exemplo brilhante de um e-mail centrado em problemas do OfficeVibe, abordando a recente crise do COVID-19, falando sobre a necessidade premente de melhores líderes no local de trabalho.



Concentrar seus e-mails em um problema permite estruturar uma solução, normalmente sua empresa ou produto.

Comece a debater quais são os problemas de seus clientes médios. Por exemplo, o que os está estressando no dia a dia? Com o que eles precisam de ajuda?

Do comércio eletrônico às empresas digitais e além, a maioria das pessoas luta com alguma combinação do seguinte:

Economizando tempo
Economizando dinheiro
Poupando energia
Manter-se organizado
Manter-se motivado ou focado
Se você pode se concentrar em pelo menos uma dessas lutas em qualquer mensagem, você é de ouro.

Aqui está um exemplo fascinante de Bellroy. A marca conseguiu demonstrar o poder de resolução de problemas das carteiras com um vídeo antes e depois por e-mail, que mostrava o poder organizacional de seus produtos.



Isso apenas mostra que qualquer tipo de negócio pode ser considerado um auxiliar para seus clientes, tornando você ainda mais relacionável no processo.

6. Simplifique seu idioma
Outra dica rápida a ter em mente!

Sempre que possível, evite o jargão da indústria e a linguagem excessivamente “vendas-y” (“APURAMENTO!” “DUPLA DINHEIRO!” “INCRÍVEL OPORTUNIDADE!”). Ficar longe desse tipo de idioma ajuda você a parecer menos agressivo e também garante que você evite a pasta de spam .

Ao elaborar suas mensagens, pergunte-se: isso soa como se tivesse sido escrito por uma pessoa ou um vendedor? E um robô?

Estamos vendo muito mais mensagens "humanas" das empresas, especialmente após a pandemia do COVID-19, anteriormente observada. Esta mensagem do SkyScanner é um exemplo brilhante de uma mensagem relacionável, curta, objetiva e que não parece um discurso de vendas.



Aqui está outra dica: execute sua cópia de e-mail em um aplicativo como o Hemingway Editor antes de clicar em "enviar". Essa ferramenta pode ajudá-lo a evitar linguagem e frases estranhas, garantindo que suas mensagens sejam fáceis de ler e entender.

7. Faça uma pergunta
As perguntas são um ponto de partida natural entre você e seus clientes.

Eles são particularmente poderosos quando usados ​​em e-mails também. Conforme destacado pelo Campaign Monitor , as linhas de assunto com base em perguntas são atraentes e criam uma espécie de diálogo instantâneo.

Seja na linha de assunto ou na introdução, as perguntas são um ótimo gancho para manter seu leitor querendo ver o que mais você tem a dizer.

Abaixo estão alguns exemplos reais de linhas de assunto baseadas em perguntas, das quais você pode se inspirar:

 "Você deve continuar postando?" (MeetEdgar)
"O que é melhor do que bolo de aniversário?" (Chipotle)
“Não se sente pronto para publicar seu site? Leia isto ”(GoDaddy)
Todas essas mensagens parecem ter sido escritas por uma pessoa real e envolvem os clientes, pois eles naturalmente querem saber "o que vem a seguir".

8. Mantenha suas mensagens no lado mais curto
Imagine que sua mensagem está sendo lida on-the-go ou por alguém com pressa.

Verificação da realidade: a maioria dos seus e-mails é!

Como resultado, você não deve tentar sobrecarregar suas mensagens com informações. É o oposto de "relacionável" aos clientes modernos, honestamente.

Manter suas mensagens mais curtas evita que você despeje muitas informações em seus leitores. Como um bônus adicional, eles são menos trabalhosos para você montar.

Quanto tempo devem ser suas mensagens? Segundo a pesquisa, o tamanho ideal de e-mail fica entre 50 e 125 palavras .

Claro, isso é um pouco de alcance. Mas o principal argumento é este: os e-mails devem seguir o princípio de "menos é mais".

9. Não envie seus e-mails com uma promoção ou frase de chamariz
Você pode não pensar que seus links ou apelos à ação afetam a capacidade de relacionar, mas considere que onde você coloca suas promoções pode ser desanimador para os leitores.

Há muito debate sobre o posicionamento da frase de chamariz . No entanto, sugerimos que você coloque seus links ou botões abaixo de pelo menos algum texto para que suas promoções não fiquem exageradas.

Fazer isso também fornece contexto para qualquer que seja sua oferta ou negócio. Isso novamente ajuda você a parecer menos spam.

Abaixo está um exemplo da Tens Sunglasses, que se destaca pela conversação e consegue mostrar uma frase de chamariz clara, sem ter que ser spam sobre isso.



Anote também a cópia e a imagem resumidas que mostram uma pessoa real. Veja como essas dicas funcionam juntas?

10. Polvilhe algumas palavras poderosas tranquilizadoras em sua cópia de e-mail
Para finalizar, aqui estão algumas palavras poderosas rápidas para tornar suas mensagens mais amigáveis ​​e relacionáveis.

Seja nas linhas de assunto, na cópia do corpo ou nas frases de ação, qualquer combinação dessas frases é um jogo justo.

"Obrigado", servindo como uma maneira de mostrar gratidão e apreço
"Bem-vindo", oferecendo uma calorosa saudação aos seus leitores
"Convidar", novamente, enquadrando sua mensagem como um acordo amigável e não como um discurso de vendas
"Entenda", destacando seu senso de empatia e compreensão
"Necessário", apresentando sua mensagem ou informações como valiosas e imperdíveis
"Honesto", mostrando que você está sendo real e autêntico com seu público
"Escute", destacando sua disposição e desejo de se comunicar (pense: você quer conversar com os clientes, não com eles)
"Seguro", tranquilizando seus clientes sobre riscos ou preocupações
"Agora", fazendo com que suas mensagens pareçam oportunas e acionáveis
"Fácil", mostrando que sua oferta ou solução não requer várias etapas ou uma curva de aprendizado acentuada
E com isso, concluímos nosso guia sobre marketing relacionável por e-mail!

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