"Menos lição de casa" em pais chineses contra redução de carga no estudo

"Menos lição de casa" em pais da China em revolta contra a redução da carga de estudo

menos lição de casa na China pais em revolta contra a redução da carga de estudo


"Caro Ministro da Educação, por favor , não reduza a carga escolar sobre nossas crianças ".

Este é o título de um artigo que tem sido amplamente compartilhado nas mídias sociais chinesas nas últimas semanas depois que as autoridades educacionais convidaram escolas primárias e médias em todo o país para reduzir a pressão sobre os alunos e regular o mercado de aulas particulares fora do país. escola .

Desde que o decreto foi publicado no final do mês passado (fevereiro), os pais das grandes cidades discutiram acaloradamente se deveriam deixar seus filhos terem um estilo de vida mais relaxado e feliz, como as autoridades educacionais aconselham, ou dão sua grande quantidade de lição de casa e enviá-los para aulas extras em seu tempo livre para aprender assuntos como inglês, matemática e aprofundada língua chinesa.

De acordo com a ordem das autoridades, na província de Hangzhou, Zhejiang, muitos professores do ensino médio propuseram que os alunos não têm que completar as tarefas se não puderem concluí-las até às 22:00.

A província de Jiangsu, nas proximidades, também adaptou a hora de início da entrada na escola, permitindo que os jovens iniciem as aulas às 8h em vez das 7h20. Nos anos anteriores, a escola em muitas partes da China começou às 7h , informou a Xinhua.menos lição de casa na China pais em revolta contra a redução da carga de estudo

Mas mães e pais chineses acreditam que o movimento para reduzir a carga escolar sobre seus filhos é uma má ideia.

"No fundo, eu realmente quero que meu filho tenha mais tempo para brincar, mas tenho que me lembrar de ser racional", disse Qian Min, pai de um estudante do ensino fundamental no distrito de Xuhui, em Xangai.

"Para se qualificar para admissão em uma escola de excelência, você deve estudar muito agora. Somente entrando em uma importante escola secundária você pode continuar a estudar em uma escola secundária importante e depois ir para a universidade. Não há outra opção ", disse ele.

Seu filho estuda em uma escola pública, mas nos últimos dois anos ele também participou de quatro aulas extras em seu tempo livre: duas para matemática, uma para inglês e uma para composição chinesa. A visão do garoto se deteriorou devido a seus pesados ​​deveres e admite que o menino tem pouco tempo para seus principais hobbies: ler livros.

"Essas lições extracurriculares e trabalhos de casa são chatos. No entanto, devo ser constante para garantir um futuro brilhante ", disse o menino.

Um estudo conduzido pela OCDE em 2012 descobriu que os jovens de 15 anos de Xangai gastam uma média de 13,8 horas por semana fazendo sua lição de casa , mais do que todos os outros países e regiões pesquisados.

Seguido pelas crianças russas com 9,7 horas e os jovens de Singapura, com uma média de 9,4 horas. Alunos da mesma idade nos Estados Unidos gastaram 6,1 horas por semana fazendo lição de casa, enquanto os estudantes de Hong Kong passaram seis horas.

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No entanto, os rankings globais de educação da OCDE sugerem que muitos países e cidades com menos cargas de trabalho têm resultados tão brilhantes quanto a China.

Por exemplo, os estudantes canadenses, em média, gastam 5,5 horas no dever de casa,

Na pesquisa da OCDE do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) de 2015, o Canadá ficou em sétimo lugar entre os 69 países e regiões em ciências, 10 em matemática e 2 em leitura. Alunos de Pequim, Xangai, Guangdong e Jiangsu, na China, alcançaram o décimo lugar em ciências, o sexto em matemática e o 27º em leitura.

Fan Xianzuo, professor de educação na Universidade Normal da China Central de Wuhan, na província de Hubei, disse que as autoridades há muito tempo falam sobre redução de peso para os alunos por mais de duas décadas , mas ironicamente sua carga de trabalho aumentou ao longo dos anos.

"Enquanto o vestibular for a única maneira de ser admitido nos estudos, os pais vão forçar seus filhos a dedicar todos os seus esforços ao estudo", disse Fan.

A forte demanda dos pais impulsionou o mercado de mentores pós-escola na China .

Existem muitas controvérsias em torno da "tutoria". Parece que muitos tutores simplesmente se concentram em ensinar aos alunos como se comportar bem nos exames, em vez de ajudar o desenvolvimento educacional mais amplo da criança. Além disso , os tutores costumam cobrar aos alunos outras tarefas, aumentando o encargo financeiro das famílias . Tudo isso provocou um forte protesto.

Reduzir o volume de trabalho das crianças também foi um dos slogans que chamaram a atenção dos delegados políticos.

Uma área em que as autoridades se comprometeram a monitorar e conter é precisamente os tutores que ensinam aos alunos tópicos muito avançados para os anos que têm.

Tudo isso para participar de competições acadêmicas. As competições acadêmicas são apreciadas pelos pais nas grandes cidades, pois as crianças com bom desempenho são valorizadas positivamente pelas escolas do ensino médio, muitas das quais são privadas, quando selecionam os alunos.

Professor Fan disse que fazer esforços concretos para elevar os padrões em todas as escolas primárias e secundárias reduziria a necessidade de competição implacável para ingressar em escolas academicamente superiores.

Se todas as escolas tivessem um alto padrão de ensino, os jovens não precisariam competir por um lugar em escolas de ensino fundamental em uma idade jovem, disse Fan.

Zhang Duanhong, um acadêmico do Instituto de Pesquisa do Ensino Superior da Universidade de Tongji, concordou, acrescentando que a superlotação de crianças com lição de casa extra não é uma resposta ao aumento dos padrões.

"Os pais pensam que, se seus filhos aprendem menos na escola, eles precisam aprender mais com a escola para poderem alcançar seus pares em outras escolas", disse Zhang. "Se mais pais têm essa crença irracional, é mais difícil reduzir o peso nas crianças".

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